Personal tools

Análise instrumental das vogais nasais - Ryan K. Shosted

From IEETA

Jump to: navigation, search


Title Análise instrumental das vogais nasais
Speaker Ryan K. Shosted
Institution University of Illinois at Urbana-Champaign
Date 2011/10/11
Time 14:30
Location Anfiteatro do IEETA
Country USA

 “Análise instrumental das vogais nasais” é o tema da conferência do Prof. Ryan K. Shosted (https://netfiles.uiuc.edu/rshosted/www/), professor e investigador na área da fonética e fonologia experimental na University of Illinois at Urbana-Champaign, que irá debruçar-se sobre a questão da nasalidade. A investigação em causa tem em conta dados de uma grande variedade de línguas, nomeadamente o francês, o hindi, o português do Brasil e o inglês, obtidos através de um conjunto de técnicas instrumentais que incluem, para além da análise do sinal acústico, informação aerodinâmica e articulografia 3D.

Esta conferência é dirigida a investigadores e alunos interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o processo de produção de fala e a fonética em geral.

A palestra é promovida pelo IEETA e decorre no âmbito do projeto Heron II - Evolução do Sistema de Síntese de Voz de Base Articulatória para o Português Europeu (PTDC/EEA-PLP/098298/2008), financiado pela FCT, que tem como objetivo aprofundar e desenvolver algumas das linhas de investigação já abordadas num projeto anterior (Heron - A Framework for Portuguese Articulatory Synthesis Research), nomeadamente: 1) aquisição de novos dados de produção (principalmente obtidos através de imagem em tempo real), que suportem o desenvolvimento de novos modelos articulatórios para o Português Europeu; 2) evolução progressiva do sintetizador de voz de base articulatória da Universidade de Aveiro (SAPWindows); e 3) aplicação de novas teorias línguísticas e dos resultados obtidos ao desenvolvimento deste mesmo sintetizador.

O prof. Ryan Shosted faz parte do projeto enquanto consultor e vai participar também na tarefa de recolha de dados de ressonância magnética em tempo-real para estudo das vogais nasais do português europeu.