Personal tools

Cardoso-2013

From IEETA

Jump to: navigation, search

Master thesis

Title DETIboot: distribuição e arranque de sistemas Linux com redes WiFi
Author João Cardoso
School Universidade de Aveiro
Address
Month July
Year 2013
Advisor José M. N. Vieira, André Zúquete
Group
Group (before 2015) Information Systems and Telematics Laboratory

Com a evolução da tecnologia nos últimos anos, os computadores portáteis tornaram-se capazes de satisfazer grande parte das necessidades dos utilizadores a nível pessoal, proporcionando uma mobilidade que os computadores de secretária não permitiam. Assim, hoje em dia, os computadores pessoais são cada vez mais portáteis, em detrimento dos computadores fixos.

É comum as universidades terem computadores fixos disponíveis para os estudantes nos seus departamentos, mas devido á mudança de contexto dos computadores pessoais, a mobilidade destes deixou de ser um problema o que leva a que os alunos optem muitas vezes por utilizar os seus computadores portáteis em detrimento dos computadores fixos disponibilizados pelas universidades, tornando-se assim estes últimos obsoletos.

A manutenção dos computadores fixos disponibilizados pelas universidades é bastante dispendiosa e apesar de pouco utilizados, existem alguns aspetos em que a utilização dos computadores pessoais dos alunos não é desejável, em particular a realização de exames práticos onde é necessário restringir as permissões dos utilizadores. Nos computadores fixos das universidades, os docentes têm privilégios de acesso sobre o sistema operativo, permitindo assim manipular as permissões dos restantes utilizadores, ao contrário dos computadores pessoais dos alunos, onde é o próprio aluno que tem total controlo sobre as mesmas no seu sistema operativo.

O DETIboot vem resolver o problema de utilização de computadores pessoais durante a realização de exames práticos, oferecendo aos docentes a oportunidade de executar facilmente um sistema operativo, configurado pelos próprios, nos computadores portáteis dos alunos, passando assim o controlo das permissões dos utilizadores para os docentes.

Para isso, foi desenvolvido um método de transferência de ficheiros que consiste na transmissão em difusão sem fios, em modo ad-hoc, baseado em códigos Fountain de forma a suprimir a perda de pacotes da comunicação sem fios. Com isto, foi também desenvolvido um método de arranque do sistema operativo que utiliza uma imagem transmitida como sendo a raiz do mesmo, em detrimento de um dispositivo de armazenamento como é habitual.