Personal tools

Métodos Probabilísticos em Engenharia Informática

From IEETA

Jump to: navigation, search


Semester First
Professor António J. S. Teixeira, Carlos A C Bastos, Tomás Oliveira e Silva
Level Undergraduate
Target MIECT
Area Electrotecnia / Análise e Processamento de Sinal

Contents

Objectivo

  • Justificar a necessidade da modelação probabilística no contexto da eng. informática.
  • Fornecer as ferramentas matemáticas que permitam caracterizar esta modelação nos seus diferentes aspectos (probabilidades, estatística e processos estocásticos).
  • Explorar as possibilidades de experimentação abertas pela disponibilidade dos actuais meios computacionais.
  • Ensinar as técnicas de simulação de eventos discretos.

Conteúdo

  1. Noções básicas de probabilidade
    Experiências aleatórias. espaço de resultados. Acontecimentos. Noção de probabilidade. Interpretações frequencista e subjectivista. Axiomas. Regras de adição. Probabilidade condicionada. Regras de multiplicação (leis das probabilidades compostas e da probabilidade total). Acontecimentos independentes. Teorema de Bayes.
  2. Variáveis aleatórias e distribuições
    Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Função de distribuição. Função de probabilidade e de densidade de probabilidade. Momentos. Valor esperado e variância. Exemplos de variáveis aleatórias discretas (uniforme discreta, Bernoulli, binomial, geométrica, de Poisson). Exemplos de variáveis aleatórias contínuas (uniforme contínua, normal e exponencial). Funções de uma ou várias variáveis aleatórias. Distribuições conjuntas, Marginais e condicionais de duas variáveis aleatórias. Independência. correlação e covariância. Combinações lineares de variáveis aleatórias. Somas de variáveis aleatórias. Leis dos grandes números. Teorema do limite central.
  3. Noções básicas de processos estocásticos
    Tipos de processos estocásticos. Valor esperado, autocorrelação e autocovariância. Estacionaridade. Exemplos de processos estocásticos.
  4. Aplicações estatísticas
    População e amostra. Estimação. Intervalos de confiança. Teste de hipóteses.
  5. Processos de renovamento e cadeias de Markov
    Processos de renovamento. Processo de Poisson. Cadeias de Markov em tempo discreto.
  6. Simulação
    Geração de números aleatórios. Geração de variáveis aleatórias. Geração de processos estocásticos de Poisson. Programação de simuladores de eventos discretos. Análise estatística dos resultados de simulações.

Metodologia

Aulas teóricas de exposição da matéria e aulas práticas de resolução de problemas frequentemente com recurso a computador.

Bibliografia base

Notas distribuídas pelo professor.