Personal tools

Start of the AAL4ALL project

From IEETA

Jump to: navigation, search

2011/10/27: Arrancou o AAL4ALL, o projeto que põe as tecnologias a apoiar os idosos

Na cerimónia realizada na sede da Alcatel Lucent, em Cascais, representantes das 34 entidades (empresas, Universidades, Institutos de Investigação) que participam noAAL4ALL (www.aal4all.org) fixaram como principal objetivo criar um quadro que facilite o desenvolvimento de tecnologias que reduzam os custos de apoio e permitam melhorar a qualidade de vida dos idosos.


O projeto está orçado em 8,3 milhões de euros (dos quais cinco milhões provenientes do QREN). Entre as 34 entidades/empresas que participam no projeto encontram-se a Alcatel-Lucent, a Fraunhofer Portugal, a Microsoft, a Critical Software, a PT Inovação, a Plux, a ISA, a Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, o Inesc Porto, IPN, a Optimus, o Hospital Privado de Guimarães, entre outras.  A representação da Universidade de Aveiro no projecto é assegurada por investigadores do IEETA e docentes dos Departamentos de Electrónica Telecomunicações e Informática, Secção Autónoma de Ciências da Saúde e Escola Superior de Saúde.


As previsões demográficas permitem perceber melhor o que está em jogo: hoje, 17% da população portuguesa tem mais de 65 anos de idade; em 2050 serão 30% as pessoas com mais de 65 anos de idade.


Ler mais: http://aeiou.exameinformatica.pt/arrancou-o-aal4all-o-projeto-que-poe-as-tecnologias-a-apoiar-os-idosos=f1010977#ixzz1cLqNiQWO